sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Escolas e creches de Petrolina e Cabrobó passam por 2º curso de Formação de Escolas-Piloto

Foto/Divulgação

 
 
A ONG Save The Children, através do projeto "Criança com Todos os Seus Direitos", e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) realizam até esta sexta-feira (27) a 2ª fase do curso de Formação de Escolas-Piloto. A capacitação – que tem duração de 20h - acontece ao mesmo tempo no Centro Municipal de Educação Infantil Semeios, formado pela creche João Paulo I e a escola Padre Zequinha, localizadas no bairro João de Deus em Petrolina/PE; e na escola Capitão Dena, na Ilha de Assunção, em Cabrobó/PE. Participam, junto a representantes das respectivas secretarias municipais de educação, educadores, gestores e funcionários dessas três instituições de ensino.

 

O objetivo do curso, que segue com encontros mensais até novembro, é reorganizar o projeto político-pedagógico dessas instituições e, em pelo menos cinco anos, construir um espaço de referência em educação infantil para outras escolas da cidade. Nesta etapa, que segue até o final da semana, estão sendo trabalhadas através de leituras, dinâmicas em grupo e atividades, as melhores práticas educativas, qualidade no ensino e participação política. De acordo com os formadores do curso ligados à CCLF, Patrícia Freire e Rogério Barata, elementos como brincadeiras e leitura – a base do desenvolvimento infantil na escola – ainda são temas que precisam ser trabalhados.

 

"Ainda é cedo para falar em resultados. Os participantes estão num processo de despertar para o que realmente significa oferecer boa educação às crianças, entendendo que elas são sujeitos de direitos. Precisamos ainda materializar esses princípios e a ideia é fazer um acompanhamento contínuo, que vai além do final do módulo", afirmou Patrícia Freire. A capacitação segue o mesmo ritmo também em Cabrobó, onde educadores trabalham com os indígenas da tribo Truká. "Lá, a dinâmica é outra, o direcionamento da capacitação considera o diferencial, a interculturalidade e a especificidade do ensino indígena", explicou Rogério Barata.

 

Para a gestora da João Paulo I, Maria da Conceição Damasceno, a iniciativa da ONG Save The Children trouxe muita alegria e expectativas para a comunidade. "Abraçamos a causa desde o primeiro momento, já que tivemos a honra em sermos escolhidos entre tantos centros municipais de educação que temos no município. Sentimos uma grande mudança entre os professores e funcionários, que estão mais sensíveis e trabalhando com mais carinho junto às crianças. Todas querem participar e esperam com ansiedade pelas capacitações. Esperamos que até novembro, tenhamos conseguido melhorar em todos os aspectos", declarou a diretora. O Semeios atende, atualmente, a 397 crianças do bairro.

 

O curso de Formação de Escolas-Piloto também está sendo realizado no município de Salgueiro, nas instituições Domingos Paulo e José Neu – este localizado na comunidade quilombola Conceição das Crioulas. Cada instituição de ensino receberá, ao todo, 100h de capacitação.

 

"Criança com Todos os seus Direitos"

 

Lançado no mês de maio de 2010 em Petrolina, o projeto "Criança com Todos os seus Direitos" visa a contribuir para a melhoria das condições de vida de crianças menores de cinco anos de populações excluídas. O programa conta com apoio financeiro da União Europeia e nos próximos cinco anos irá promover diversas ações em 36 municípios do semiárido nos Estados de Pernambuco e da Bahia, envolvendo de forma integrada as áreas de saúde, educação, nutrição, proteção à criança e fortalecimento dos laços familiares. A meta é beneficiar 50,4 mil crianças ao longo de todo o projeto. O "Criança com Todos os seus Direitos" também está sendo implementado no Peru, na região de Cuzco, e deverá beneficiar duas mil crianças peruanas e suas famílias.

 

Serviço:

Assessoria de Imprensa em Petrolina

Paula Theotonio

E-mail: paulatheotonio@gmail.com

Telefone: (87) 8807-1539
 

 

Assessoria de Imprensa da Save the Children/Dupla Comunicação

 

Nenhum comentário: