sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Florestas energéticas do Araripe são tema de painel no 18º Agrinordeste

A finalidade destas florestas é o abastecimento seguro, contínuo e sustentável de sua matriz energética /  Foto Google Imagem

 

Agroenergia e o Meio Ambiente é um dos sete temas que integram o  Agrinordeste 2010, no Centro de Convenções de Pernambuco, até esta sexta-feira (27). Talvez este assunto seja um dos que desperte maior interesse pela potencialidade do Brasil em ocupar um papel de destaque neste segmento em expansão, devido as suas características de país tropical.

 

Há um esforço mundial e brasileiro para tentar suprir as demandas energéticas em processos sustentáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental, determinante para o desenvolvimento no mundo contemporâneo. Um dos painéis que ocorrerá sobre este contexto é a do doutorando em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fernando Henrique de Lima Gadelha, que comanda painel nesta sexta-feira (27), das 14h15 às 15h45, sobre Florestas Energéticas no pólo gesseiro do Araripe.

 

De acordo com Gadelha os termos "plantios energéticos", "florestas energéticas" ou "florestas de ciclo curto" têm sido usados para definir os povoamentos florestais que são formados com o objetivo de produzir biomassa destinada a produção de energia. "A finalidade destas florestas no pólo gesseiro é o abastecimento contínuo, seguro e sustentável de sua matriz energética. O ponto positivo para o meio ambiente é que se utiliza na produção de energia uma fonte renovável, como a lenha oriunda das florestas energéticas contribuindo com a redução do desmatamento da catinga", ressalta.

 

Existem florestas energéticas implantadas em várias regiões do Brasil, com destaque especial para o Estado de Minas Gerais, maior  plantador de eucalipto do país. "Lá o objetivo é produzir carvão vegetal para uso da indústria siderúrgica. Diferente do Pólo Gesseiro, onde a matriz energética é a base da lenha (madeira in natura)", revela o professor.

 

Outros painéis que serão debatidos sobre o tema Agroenergia e Meio Ambiente são: Uma visão  da política ambiental em Pernambuco; Zoneamento da Cana de Açúcar e Meio Ambiente; Inovação tecnológica na Petrobrás: metas desafiadoras que viabilizarão novas fontes energéticas;Quais as bases de sustentação do Código Florestal Brasileiro, Espécies alternativas para a produção de biodiesel e Um panorama da energia eólica no Brasil;Produção de energia e sua relação com o meio ambiente, entre outros painéis.

 
REALIZAÇÃO E APOIOS - O Agrinordeste é realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE e conta com o apoio do SEBRAE/PE,  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
As palestras ocorrem simultaneamente em diversos auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco. Cada participante escolhe o tema específico e assiste à apresentação de sua área de interesse. As palestras e debates vão ocorrer sempre a partir das 8h15 até as 17h45, com intervalo para almoço.
 
As inscrições para a 18ª edição do Agrinordeste custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes. As vagas são limitadas por área temática, com prioridade para os participantes envolvidos com cada setor. Quem se inscrever para uma determinada área temática, terá direito a participar também das oficinas e mini-cursos de cada setor. As oficinas e mini-cursos  também custam o mesmo valor. Informações: (81) 3972-5377 (Infinito Promoções) ou através do site www.agrinordeste.com.br. 

 

SERVIÇO:

18º AGRINORDESTE

QUANDO: ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA (27), DAS 8H ÀS 18H

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO

INFORMAÇÕES: (81) 3972-5377

OU WWW.AGRINORDESTE.COM.BR

 

Da Assesssoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing: (81)3423.0814

Nenhum comentário: