sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OAB-PE e OAB Caruaru comemoram 50 anos de criação da Subseccional

O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, e o presidente da Subseccional da OAB de Caruaru, Saulo Amazonas, comemoram, ontem (19), os 50 anos de fundação da OAB Caruaru. A festa, que acontece do Shopping Difusora, a partir das 19h, será marcada pelos lançamentos de um selo comemorativo em alusão à data e do plano de previdência complementar privada dos advogados OABPrev. O cinqüentenário da Subseccional também faz parte do calendário de festividades do Dia do Advogado.
 
"É uma grande alegria para nós participarmos das comemorações dos 50 anos da OAB de Caruaru – uma das mais importantes de nosso Estado não só por estar sediada na cidade-pólo do Agreste pernambucano, mas, principalmente, pelo fato de ter sido a primeira Subseccional da OAB-PE", explicou o presidente da Seccional, Henrique Mariano – que aproveitará a visita a Caruaru também para conversar com os advogados da região e verificar as principais demandas. Segundo ele, a importância da Subseccional pode ser traduzida pelas ações que a OAB-PE realiza em prol dos advogados daquela região.
 
Entre os projetos já em desenvolvimento estão o Curso de Especialização em Direito Judiciário e Magistratura do Trabalho realizado pela OAB-PE e Escola Superior de Advocacia (ESA) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6.ª Região (Esmatra) e a criação da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Subseccional.
 
"A interiorização de nossas atividades é uma das grandes metas da atual gestão da OAB-PE. Nos primeiros oito meses deste ano, inauguramos as novas sedes das subseccionais de Limoeiro e Petrolina e lançamos as pós-graduações de Petrolina, Caruaru. Outros projetos estão sendo formatados para serem lançados ainda este ano", conclui Mariano.
 

Recife será sede do VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação
 
A contagem regressiva já começou: entre os dias 8 e 10 de setembro, o Sistema Fecomércio/Senac/Sesc Pernambuco promove no Centro de Convenções, em Olinda, a oitava edição Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, evento que já se solidificou como um dos maiores do Norte e Nordeste na área de educação. Com o intuito de levantar debates entre acadêmicos e demais profissionais do setor, o congresso deste ano será pautado no tema "Educação Para um Mundo Sem Fronteiras". A expectativa da organização é contar com mais de 3 mil participantes de todo o Brasil.
 
Um dos focos desta edição será o desenvolvimento sustentável, título da conferência magna de abertura, "Educar para a Sustentabilidade", que será comandada por Leonardo Boff, conceituado teólogo e autor de mais de 70 livros. O congresso contará ainda com outros 27 palestrantes do Brasil, Finlândia, Escócia e Portugal, entre os quais figura o paulista Celso Antunes – autor de mais de 180 livros didáticos e cerca de 60 títulos sobre educação – e o escocês Timothy Ireland, especialista em Educação da representação da Unesco no Brasil.
 
Serão 18 palestras, nove minicursos e seis conferências em três dias de programação, com temas como "Web 2.0, Games e Mundos Virtuais em Educação", "Ensinar na Era da Democracia das Redes Sociais", "Competências para Educar em um Período Contemporâneo", "Educação, Inovação e Tecnologia na Era Digital", entre outros.
 
Mas nem só de palestras será feito o evento. Uma das novidades de 2010 é a Olimpíada de Jogos Educacionais (OJE), que será promovida em uma espécie de lan house, um espaço de 25m² munido de nove computadores. O jogo foi criado pela Joy Street, empresa do Porto Digital, e estimulará a disputa entre professores por meio da aplicação de um quiz sobre várias disciplinas.
 
"O participante com a maior pontuação receberá como prêmio o Mix Leitor D, primeiro leitor eletrônico de livros brasileiro. O equipamento foi desenvolvido pela empresa pernambucana Mix Tecnologia, numa parceria com a Carpe Diem Edições e Produções", explica Arnaldo Mendonça, coordenador do congresso. Na ocasião, a empresa fará também uma demonstração do leitor digital, que será lançado durante a 21ª Bienal do Livro de São Paulo, neste mês de agosto.
 
Atividades extras
Paralelamente às palestras e oficinas, o Congresso Nacional de Tecnologia da Educação promove mais uma vez o Salão de Tecnologia e Inovação, dedicado à divulgação e comercialização de produtos e serviços inovadores. "O Salão contará com uma ala dedicada a instituições ligadas à Educação, outra voltada para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma terceira destinada a soluções tecnológicas para empresas", detalha Mendonça. Serão mais de 30 empresas participantes, entre editoras, universidades, empresas de TIC, telefonia, informática, sistemas de ensino e desenvolvimento de sistemas para indústria e comércio.
 
Outra atividade de destaque é o Espaço do Conhecimento, destinado à socialização de relatos de experiências, resultados de pesquisas científicas e produção de material didático em relação ao uso de tecnologias na educação, bem como de soluções inovadoras no ensino. O Espaço bateu recorde em número de inscrições este ano, com 338 trabalhos submetidos para apreciação, mais do que o dobro dos registrados na edição de 2009. Foram selecionados 80 trabalhos de comunicação oral e uma série de pôsteres, que abordam temas como "Educação Inclusiva", "Educação a Distância" e "Educação Ambiental".
 
As inscrições para o congresso custam R$ 80 até o dia 30 de agosto. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o evento, acesse o site http://www.tecnologianaeducacao.com.br/.
 
 
Da Assessoria de Imprensa/Dupla Comunicação

Nenhum comentário: