sexta-feira, 20 de agosto de 2010

18º Agrinordeste reúne feira de agronegócios e 86 palestras

Foto/Antonio Rodrigo
 
 
Quais são as bases de sustentação do Código Florestal Brasileiro; Como as mudanças climáticas afetam a agricultura brasileira; A produção de agroenergia e sua relação com o meio ambiente; Gastronomia em ambientes rurais e melhoramento genético do camarão. Esses e outros assuntos de interesse local e nacional, rumo ao crescimento do agronegócio do país, serão debatidos durante o 18º seminário Agrinordeste, desta quarta (25) até sexta-feira (27), no Centro de Convenções de Pernambuco, no horário das 8h15 às 17h45. 
 
Realizado anualmente no Recife pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), o Agrinordeste atrai especialistas e palestrantes de vários estados brasileiros e do exterior para discutir alternativas ao desenvolvimento do agronegócio regional e nacional. Este ano, a expectativa dos organizadores é reunir pelo menos 2,7 mil participantes. Além das palestras, o evento terá ainda, em paralelo,  oficinas temáticas, mini-cursos, a exposição do Projeto Biomas do Brasil e uma feira de produtos do agronegócio, a exemplo de cachaça, mel, rapadura, flores tropicais, bambu, artesanato em couro, fruticultura, turismo rural, carcinicultura, entre outros e o já conhecido Show de Lácteos, com diversos produtos derivados do leite.
 
Outra novidade do 18° Agrinordeste será o I Concurso de Queijos de Pernambuco, realizado entre os participantes do Show de Lácteos, sob a coordenação do Sebrae/PE. A  feira de produtos derivados do leite contará com estandes de marcas conhecidas do mercado que reunirão os principais produtores de lacticínios do Estado. 
O Show de Lácteos apresenta importante atrativo para que produtores, empresários, empreendedores e técnicos possam entrar em contato com inovações tecnológicas na produção e no beneficiamento do leite, com lançamentos de novos produtos e soluções para um mercado que vive forte expansão. 
 
EXPOSIÇÃO - A exposição itinerante do Projeto Biomas do Brasil foi criada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Embrapa e revela a macrodivisão do nosso território, em seis biomas (Amazônia; Cerrado; Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal).  A exposição é composta de material informativo, painéis, livros, vídeo e uma  maquete de 12 metros quadrados, que fica exposta no Centro de Convenções de Pernambuco, durante os três dias do seminário. A mostra é aberta ao público.
 
O Agrinordeste promove o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste, dentro de padrões de competitividade e analisará os setores da agricultura através de 86  palestras distribuídas nas áreas de: bovinocultura, apicultura, caprino- ovinocultura, fruticultura, aqüicultura, turismo rural e agroenergia/meio ambiente. 
 
PALESTRAS - Entre os vários assuntos que serão abordados, um dos painéis que vem causando expectativa na área de aqüicultura é a palestra do gerente de projetos  da Aqualíder, Santiago Hamilton, que falará sobre a experiência com beijupirá em no Litoral de Pernambuco.
Na área de agroenergia/meio ambiente, por exemplo, dois painéis que prometem atrair a atenção são as palestras do secretário executivo de meio ambiente do Estado, Helvio Polito Lopes Filho, sobre Uma visão da política ambiental em Pernambuco e a palestra do especialista da Embrapa Cerrados, Eny Duboc, que abordará Espécies alternativas para a produção de biodiesel.
 
Além destas palestras na área de agroenergia, o Agrinordeste contará ainda com outros dez painéis sobre o tema:  Zoneamento da cana-de-açúcar e o meio ambiente, pelo chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto; Resíduos agroflorestais: produção, características e uso, pelo professor do departamento de engenharia florestal da UNB (Brasília), Ailton Teixeira do Vale; Gestão de risco e seguro rural, pelo especialista Pedro Albel Vieira, do Instituto de Economia da UNICAMP – Embrapa, em Campinas(SP); Inovação tecnológica na Petrobrás: metas desafiadoras que viabilizarão novas fontes energéticas, com palestra do gerente de tecnologia da Petrobrás Biocombustíveis, João Norberto Noschang Neto; Gestão sustentável dos recursos hídricos, com Adolpho Melfi, especialista do Esalq/USP. 
Também confirmadas as palestras sobre Florestas energéticas no pólo gesseiro do Araripe, pelo especialista Fernando Henrique Gadelha e a palestra do diretor comercial da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEÉOLICA), Luiz Carlos Guimarães Ribeiro que falará sobre Um panorama da energia eólica no Brasil.
 
Outro segmento que sempre ganha destaque no Agrinordeste é o Turismo Rural, nicho bastante promissor em Pernambuco. Os congressistas discutirão sobre Marketing turístico com foco na comercialização de produtos; Gastronomia em ambientes rurais; Como implantar o Turismo Rural em sua fazenda; Associativismo e cooperativismo; Atraindo diferentes perfis de turistas; O que inovar no seu equipamento; Regionalização do turismo; Fortalecimento do Turismo Rural através da cultura; Turismo em Pequenas propriedades rurais; Turismo Rural e agronegócio andam juntos além das fronteiras; Sustentabilidade em turismo rural e Uma referência de benechmarking no turismo cultural de Recife e Olinda.
 
Os palestrantes de vários estados brasileiros, convidados pelo  presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, são conhecidos do universo agropecuário como: a pesquisadora da Embrapa Semi-árido, em Petrolina, Débora Barros, que falará sobre as Potencialidades da citricultura no semi-árido; o mineiro Rodrigo Alvim;  presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do MAPA, sobre o Cenário para o agronegócio do leito no Brasil – A Visão do setor primário.
Também confirmadas as participações de Daniel Maia Nogueira, da Embrapa Semi-árido, que falará sobre Manejo reprodutivo e biotecnologia da reprodução em caprinos e ovinos; do biólogo pernambucano Cleudison de Siqueira Alves, com palestra sobre os Cuidados no transporte de pós-lavras de camarão marinho; além de nomes como o especialista do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/SP, Ademilson Spencer Soares, que abordará os Avanços no melhoramento genético da Apis Mellifera e do presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Frederico Montenegro, sobre a Implantação do projeto roça digital em agrovilas e vinícolas do Vale do Vale do São Francisco. 

REALIZAÇÃO E APOIOS - O Agrinordeste é realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE e conta com o apoio do SEBRAE/PE, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
As palestras ocorrem simultaneamente em diversos auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco. Cada participante escolhe o tema específico e assiste à apresentação de sua área de interesse. As palestras e debates vão ocorrer sempre a partir das 8h15 até as 17h45, com intervalo para almoço. 
As inscrições para a 18ª edição do Agrinordeste custam R$  60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes. As vagas são limitadas por área temática, com prioridade para os participantes envolvidos com cada setor. Quem se inscrever para uma determinada área temática, terá direito a participar também das oficinas e mini-cursos de cada setor. As oficinas e mini-cursos  também custam o mesmo valor. Informações: (81) 3972-5377 (Infinito Promoções) ou através do site www.agrinordeste.com.br 
 
SERVIÇO: 
18º AGRINORDESTE
QUANDO: DE 25 A 27 DE AGOSTO, DAS 8H ÀS 18H
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO
INSCRIÇÕES NA INFINITO PROMOÇÕES:   
RUA PADRE   BERNADINO PESSOA, 761 – BOA VIAGEM.
INFORMAÇÕES: (81) 3972-5377  OU
WWW.AGRINORDESTE.COM.BR

 

Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing: (81)3423.0814

Nenhum comentário: