segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Turismo Rural entra em debate no 18º Agrinordeste

Seminário acontece desta quarta (25) até sexta-feira (27), no Centro de Convençôes de Pernambuco. Em paralelo, também haverá feira de produtos como queijos, cachaça e rapadura, flores tropicais/Foto Casa de Campo Divulgação

Considerado um grande nicho, seja para gerar empregos, produzir mão de obra especializada ou atrair atenções para cada região, o turismo rural ganha debates importantes durante o 18º Agrinordeste, desta quarta (25) até sexta-feira (27), no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro, um dos maiores do segmento, em todo o País, reúne especialistas de vários estados e palestrantes com renome na área que reunidos, trocam informações, buscam conhecer projetos diferenciados como referência e tentam desenvolver ações em benefícios do setor.
E, atentos ao chamado turismo rural, a Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco - Faepe e o Sebrae/PE, à frente do encontro, dão atenção especial ao segmento. "Participam desta edição do Agrinordeste, grandes nomes nacionais, especialistas que em muito contribuem para avançarmos nas questões desejadas como associativismos, cooperativismos, marketing para o turismo rural, gastronomia em ambientes rurais, regionalização destes serviços, turismo em pequenas propriedades, entre outros", lembra o presidente da Faepe, Pio Guerra.
Guerra traz ao Recife, por exemplo, Maria Guidi Pinotti, neta de Ângelo Guidi, fundador da fazenda Vista Alegre, no interior de São Paulo. Ela falará, no dia 27, das 8h15 às 9h45, sobre o Turismo Rural e o Agronegócio andam juntos além fronteiras. Seu avô, integrante de família de imigrantes italianos chegou em São Paulo e instalou a fazenda em 1817. Muitos anos depois, ao aposentar-se dividiu os 1,7 mil alqueires herdados em 11 fazendas, números de filhos e os fez assumir os negócios. Vista Alegre, hoje administrada por ela é modelo de turismo rural.
Também participará dos painéis sobre turismo rural no Agrinordeste, a especialista Ana Clévia Guerreiro Lima, coordenadora de regionalização do Ministério do Turismo que fará palestra, no dia 26, das 16h15 às 17h45, sobre A Regionalização do Turismo. Ela analisará o turismo sustentável e ofertas, neste sentido. Segundo Clévia, o Ministério vem capacitando, desde o ano passado, mais de 2 mil gestores para o desenvolvimento regional do turismo no nosso país. A palestrante adianta, ainda, que programa do Ministério do Turismo traçou em agosto de 2009 algumas metas que tenta ultrapassar, este ano, com 1,7 milhões de novos empregos e ocupações e promove a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno, estruturando 65 destinos com padrão de qualidade internacional, com vista a gerar mais de 7,7 bilhões de dólares em divisas".
E, com foco em despertar os empresários para negócios e profissionalização do setor, Márcia Godinho, consultora do Instituto de Marcas Brasil, com unidades em Brasília e Porto Alegre, também leva sua contribuição ao encontro. Dia 25, Godinho (das 16h15 às 17h45), analisa o Marketing Turístico, com foco na comercialização de produtos turísticos. A palestrante irá enfocar como se deve trabalhar estas ferramentas considerando os desejos do turista do século XXI.
Dentre os painéis sobre o tema Turismo Rural podemos destacar Associativismo e cooperativismo que será abordado pelo Secretário de Agricultura, Turismo e Infra-estrutura do Conjunto Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDS), Genário Soares Pessoa, no dia 25, das 8h15 às 9h45. Para os interessados em implantar o Turismo Rural em sua fazenda a palestra do consultor de turismo rural do Sebrae-MG, Fábio M. Hosken é imperdível e acontece no dia 25, das 10h15 às 11h 45. Atraindo diferentes perfis de turista é o tema do painel que o palestrante Steven Albuquerque aborda de 14h15 às 15h45, dando seqüência as palestras do dia 25.
Iniciando os painéis do dia 26, a palestrante Isabella Jarocki, professora da Universo, aborda, das 8h15 às 9h45, a Gastronomia em ambientes rural. O que inovar no seu equipamento será o tema enfocado pela palestrante Valéria Barros do Sebrae em seu painel no dia 26, das 10h15 às 11h45. A profissional irá explicar sobre o processo de Turismo de experiência, onde a criatividade e inovação nos empreendimentos estimulam o olhar diferenciado do turista daquele lugar, pegando carona nas histórias e tradições da região. Das 14h às 15h45,a palestrante Maria Melânia Candido Alves Vieira aborda Uma referência de BENCHMARKING no turismo cultural de Recife e Olinda. Em seu painel ela enfatiza a importância do Benchmarking que é um procedimento de pesquisa, contínuo e sistemático, pelo qual se realizam comparações entre organizações, objetos ou atividades, criando-se um padrão de referência, com o objetivo de melhorar o rendimento naquele aspecto que se quer medir.
No dia 27, das 10h15 às 11h45, será abordado o Fortalecimento do turismo rural através da cultura. Dóris Ruschmann comanda das 14h15 às 15h45, o painel Sustentabilidade em Turismo Rural. Em sua explanação ela tratará dos pontos positivos e negativos do turismo rural, sempre considerado como uma atividade produtiva alternativa à produção rural. Finalizando os painéis sobre turismo rural, a palestrante da Universidade de São Paulo (USP), Karina Toledo Solha aborda o Turismo em pequenas propriedades rurais. A palestra acontece das 16h45 às 17h45.
As palestras ocorrem simultaneamente em diversos auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco. Cada participante escolhe o tema específico e assiste à apresentação de sua área de interesse. As palestras e debates vão ocorrer sempre a partir das 8h15 até as 17h45, com intervalo para almoço.
O Agrinordeste promove o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste, dentro de padrões de competitividade e analisará os setores da agricultura através de 86 palestras distribuídas nas áreas de: bovinocultura, apicultura, caprino-ovinocultura, fruticultura, aqüicultura, turismo rural e agroenergia/meio ambiente.
O Agrinordeste é realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE e conta com o apoio do SEBRAE/PE, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento..
As inscrições para a 18ª edição do Agrinordeste custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes. As vagas são limitadas por área temática, com prioridade para os participantes envolvidos com cada setor. Quem se inscrever para uma determinada área temática, terá direito a participar também das oficinas e mini-cursos de cada setor. As oficinas e mini-cursos também custam o mesmo valor. Informações: (81) 3972-5377 (Infinito Promoções) ou através do site http://www.agrinordeste.com.br/.

SERVIÇO:
18º AGRINORDESTE
QUANDO: DE 25 A 27 DE AGOSTO, DAS 8H ÀS 18H
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO
INSCRIÇÕES NA INFINITO PROMOÇÕES:
RUA PADRE BERNADINO PESSOA, 761 – BOA VIAGEM.
INFORMAÇÕES: (81) 3972-5377
OU
http://www.agrinordeste.com.br/



PAINÉIS-TURISMO RURAL

DIA 25 DE AGOSTO

1° Painel: 8h15 - 9h45
Associativismo e cooperativismo.
Palestrante: Genário Soares Pessoa – São Mamede
Secretário de Agricultura, de Turismo e Infra-estrutura do Conjunto Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

2° Painel: 10h15 - 11h45
Como implantar o Turismo Rural para sua fazenda.
Palestrante: Fábio M. Hosken
Consultor de turismo rural do SEBRAE-MG

3° Painel: 14h15 – 15h45
Atraindo diferentes perfis de turistas
Palestrante: Steven Albuquerque (PE)

4° Painel: 16h15 - 17h45
Marketing turístico com foco na comercialização de produtos
Palestrante: Márcia Godinho
Consultora do Instituto Marca Brasil
DIA 26 DE AGOSTO

DIA 26 DE AGOSTO


5° Painel: 8h15 - 9h45
Gastronomia em ambientes rurais.
Palestrante: Isabella Jarocki (PE)
Professora da Universo

6° Painel: 10h15 - 11h45
O que inovar no seu equipamento
Palestrante: Valéria Barros (Brasilia)
SEBRAE

7° Painel: 14h15 – 15h45
Uma referência de benchmarking no turismo cultural de Recife e Olinda
Palestrante: Maria Melânia Candido Alves Vieira

8° Painel: 16h15 - 17h45
A regionalização do turismo
Palestrante: Ana Clevia Guerreiro Lima (Brasilia)


DIA 27 DE AGOSTO

9° Painel: 8h15 - 9h45
Turismo rural e agronegócio andam juntos além das fronteiras.
Palestrante: Eva Maria Guidi Pinotti

10° Painel: 10h15 - 11h45
Fortalecimento do turismo rural através da cultura
Palestrante: Vera Cutz (Recife)


11° Painel: 14h15 – 15h45
Sustentabilidade em turismo rural.
Palestrante: Doris Ruschmann (SP)

12° Painel: 16h15 - 17h45
Turismo em pequenas propriedades rurais.
Palestrante: Karina Toledo Solha (SP) -
USP


Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing (81)3423.0814

Nenhum comentário: