quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Agrinordeste movimenta I Concurso de Queijos de Pernambuco

Foto/Antonio Rodrigo

 

         

 Os fabricantes de queijos do Estado ganham  espaços para  revelar suas produções e se destacarem no comércio com o I Concurso de Queijos de Pernambuco. A iniciativa é da  Federação de Agricultura de Pernambuco - Faepe  e  do Sebrae/PE, durante o 18º Agrinordeste, ate esta sexta-feira (27),  no Centro de Convenções de Pernambuco. As inscrições são  gratuitas  e o Concurso acontece nesta quinta(26), às 17h, podendo concorrer as indústrias que possuem registro estadual (SIE) ou Federal (SIF) e estejam participando do Show de Lácteos, feira de produtos derivados do leite que acontece em paralelo ao Agrinordeste.

 

São as seguintes categorias de queijos que serão julgadas: Queijo Coalho tipo A (produzido a partir de leite pasteurizado); Queijo Coalho tipo B (produzido a partir de leite cru), Queijo de Manteiga Artesanal; Queijo de Manteiga Industrial; Queijo Artesanal (defumado, maturado e condimentado). Um júri será formado, sob o comando do especialista   Fernando Magalhães Resplante, do Instituto  Cândido Tostes, de Minas Gerais, expert no setor e palestrante do Agrinordeste sobre A Experiência dos Queijos Artesanais naquele Estado.

 

"O Instituto de Laticínios Cândido Tostes – ILCT vem desde  1935  contribuindo para o permanente crescimento da indústria brasileira de laticínios desenvolvendo e difundindo tecnologia, capacidade pessoal para a industria e atividades correlatas, além de formação de técnicos. O  I Concurso de Queijos de Pernambuco visa despertar mais interesse na produção local, dando mais visibilidade aos bons produtos que já temos no estado", diz o assessor da Federação da Agricultura de Pernambuco, Ricardo Mello à frente da coordenação geral do Agrinordeste.

 

Os pesos  para cada atributo, nos queijos a serem julgados, são diferenciados: aparência (20)  consistência (30)  e sabor (50). Os três primeiros colocados serão contemplados com troféus e certificados de qualidade. "Havendo empate na classificação final, será considerado vencedor aquele que apresentar maior pontuação no quesito sabor", explica Mello.  O participante deve preencher uma ficha especifica para cada categoria de queijo que vá disputar e enviá-la, com antecedência, aos cuidados da Comissão organizadora, no Sebrae–PE, por meio de fax (87) 3762-1752 ou à Unidade de negócios do Agreste Meridional, Sebrae – PE, na Rua Maurício de Nassau, 82, Praça Jardim, Centro de Garanhuns – PE ou ainda na Secretaria Executiva do 18º Agrinordeste: (81) 3972-5377.


 

Da Assessoria de Imprensa/Faepe: (81)3312.8500

Nenhum comentário: